B.N.C.C.: Comportamento, Cognição e Educação #C196T99-20

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O tema da cognição e da natureza da aprendizagem humana não é recente, tendo desafiado diversos pensadores desde a Grécia antiga. Entretanto, foi o surgimento da Ciência cognitiva que proporcionou o aprofundamento dos principais temas desse novo campo, como a natureza da relação mente-cérebro, da linguagem e da mente, as pes- quisas em inteligência artificial e as contribuições desse conhecimento para as novas formas de cognição.
A Filosofia, nesse novo cenário de ampliação das ciências cognitivas, propôs uma linha de pesquisa designada como “Filosofia da Mente”. No âmbito da Filosofia da mente os temas da neuroética e da neuromoral, têem contribuído para investigar a relação e oslimites entre a neurofisiologia do cérebro e as escolhas que fazemos. No campo do Direito, organizou-se uma linha de pesquisa designada como Neurodireito, que se preocupa com a relação entre neurobiologia e a estrutura psíquica da norma. Se para esses campos não é mais possível desconsiderar a importância da relação cérebro-conhecimento-atitudes, a afirmação torna-se mais verdadeira para a Educação.
Os estudos atuais advindos da psicologia cognitiva e do avanço da neurociência levam ao reconhecimento da complexidade do ser humano, levando a uma nova visão sobre a relação cérebro-linguagem-conhecimento, diferente daquela linear e mecanicista, , pois os estudos e pesquisas nessas áreas mostram a importância de considerar a interação entre os aspectos biológicos, ambientais e interacionais.

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