Planejamento e Currículo Alinhados à BNCC e ao D.C.T.MA com o Olhar sobre a Educação Especial Anos Iniciais #F009D02

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No Brasil, há décadas a luta pela inclusão da pessoa com deficiência na classe regular de ensino vem somando conquistas. Desde a promulgação da Carta Magna do país (CF 1988, art. 208), e da aprova- ção da LDB (1996), a temática da educação especial tem sido focalizada pela legislação. Foi, contudo, com a criação do Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015) que se intensificou na prática a política educacional inclusiva. Com a efetivação desta política, torna-se necessário que professores dominem bem os conceitos inclusivistas para que possam ser sujeitos ativos na construção da sociedade que se busca, uma sociedade para todas as pessoas, independentemente de sua deficiência, de sua cor, idade, gênero ou qualquer outro atributo pessoal.
A luta pela inclusão permeia diversos segmentos da sociedade brasileira. As pessoas com deficiência representam um grupo de excluídos que historicamente tem se organizado pela busca de possibilidades de valorização pessoal e social e de superação. Tal segmento, que sempre fez parte da categoria dos excluídos sociais, vem conquistando espaço e também o reconhecimento como pessoas detentoras de direitos. Como consequência dessas lutas, foram criadas leis e políticas para assegurar acesso e perma- nência da pessoa com deficiência nos espaços escolares, cabendo a cada rede de ensino garantir tais direitos, oferecendo, além de ensino regular, o acompanhamento especializado. O estado do Maranhão insere a inclusão em sua proposta curricular, primando por contribuir no avanço destes direitos.
A educação inclusiva implica uma possibilidade legal de educação para todos, uma educação que tem como objetivo reverter a exclusão, criando condições, estruturas e espaços que deem conta de atender o estudante com necessidades especiais. Para tanto, é necessário, antes de tudo, uma transformação na postura, nas atitudes e na mentalidade dos professores e de toda comunidade escolar, de tal forma que estes aprendam prioritariamente a lidar e a conviver com as diferenças. Um espaço educacional que tem isso muito bem estabelecido oferece toda a condição de realizar a inclusão.

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